Domingo, 25 de Janeiro de 2009

Opinião

 

Tem se falado por ai muito dos futuros candidatos a ocupar um lugar na Câmara Municipal de Viana do Alentejo sempre que se fala ou comenta o movimento unidos pelo concelho de Viana, sempre de uma forma bastante superficial e por vezes até depreciativa. Numa toada de pergunta/ resposta, tenho reparado na tentativa sistemática de menosprezar o trabalho de um grupo aberto de gente oriunda de todos os quadrantes políticos do concelho, em grande parte anónimos que sem qualquer compromisso abdicam da sua vida pessoal e dão o seu contributo em grupos de trabalho abertos a quem quer dar o seu contributo pessoal. A ideia de construir uma proposta credível e séria a partir da voz dos munícipes do nosso concelho parece-me a mais democrática e tanto mais será quantas mais pessoas quiserem fazer parte do seu futuro.
Muitos dirão que isto não é senão uma maneira de enganar o povo para levá-lo a votar no Partido Socialista, outros, saudosistas das vitórias de Abril hesitam entre um projecto que reconhecem ser verdadeiramente democrático na sua essência e um projecto gasto, nada democrático na sua construção, completamente partidarizado e altamente prejudicial para o concelho como é prova disso mesmo os últimos discursos o senhor presidente da Câmara de Viana do Alentejo. Outros ainda começam a sentir-se úteis quando se calhar pela primeira vez na vida podem fazer algo pelo seu concelho ao participarem no seu próprio futuro. Depois há aqueles que se sentem enganados por este executivo, mas que por razões óbvias não podem expressar a sua opinião de forma livre. Há aqueles que pura e simplesmente acreditam e passam a palavra e outros que vivem agarrados á teta gorda da CDU, o empregador oficial do concelho.
Por falta de uma opção verdadeiramente credível o concelho de Viana do Alentejo caiu na angustiante afirmação da simpatia do Sr. Estêvão Pereira e na agonizante política que a CDU delineou para este concelho. Bem sei que a marca CDU tem aqui muita aceitação, e que por este motivo o actual executivo pode dar-se ao luxo de brincar às câmaras e aos presidentes que o povo vota sempre. Não há nada que uma boa festa da Primavera não resolva.
É a primeira vez que se tenta dar voz á população num projecto para a população, não me interessa se tem o apoio do PS ou PSD, CDU ou CDS/PP, interessa-me sim ter voz activa na escolha dos candidatos, bem como participar nos grupos de trabalho, ter voz activa e afirmar os meus deveres de cidadão e munícipe. Como seria de esperar num concelho tão pequeno, existem sempre os eternos candidatos, homens e mulheres que de uma forma ou de outra têm dado o seu contributo ao concelho, e que acreditam neste projecto. Será portanto natural o aparecimento de um forte candidato com reais aspirações a ser Presidente da Câmara de Viana do Alentejo, alguém que não cresceu num partido e que á nossa semelhança acredite num futuro melhor. Até eu, se participar dos grupos de trabalho, tenho opinião acerca de quem deveriam ser os candidatos e é esse um dos trunfos do movimento.
Como diriam alguns, a minha opinião pode até não contar para nada, ou pior, pode até prejudicar o movimento unidos pelo concelho de Viana, mas isso é o que dizem alguns…
publicado por peixebanana às 15:59
link | comentar | favorito
9 comentários:
De anonimo a 25 de Janeiro de 2009 às 17:36
Mas qual apoio, qual carapusa a candidatura é do PS ! Se querem ser um verdadeiro movimento de cidadãos independentes, formem no à semelhança de Alvito e outros concelhos... Mas retirem a sigla do partido socialista e façam todos os contactos e divulgações à comunicação social sem passar e ser assinado pela federação distrital do partido socialista. Se querem e acreditam num verdadeiro movimento independente de marrasmos politicos é legitimo, mas façam no verdadeiramente e sem tentativas de disfarces...
Saudações Democraticas
De peixebanana a 25 de Janeiro de 2009 às 17:56
Confesso que me custa engolir a sigla PS, no entanto acredito que em grande parte o projecto é muito interessante, participativo, democratico e acima de tudo mesmo com esta sigla PS, uma alternativa muito consciente e altamente participada.
Algo que tem faltado desde sempre neste municipio. Se me quiser dizer que em Évora não é diferente, posso dizer-lhe que um verdadeiro modelo actual de gestão municipal nada tem haver com estes modelos obsoletos. O envolvimento da população nos programas eleitorais, bem como a sua participação na escolha dos seus representantes aumenta o nivel de cumprimento dos proprios programas e é em grande medida uma mais valia para o concelho.
De Anónimo a 25 de Janeiro de 2009 às 22:59
O peixebanana e as pessoas que se disponibilizam a estar nas listas do PS aqui em Viana, tem que fazer uma coisa Falar Verdade, não devem mentir. E mentir é dizer que são um movimento, ser movimento é uma coisa muito diferente! o que estão a fazer é ludibriar a opinião publica do concelho, porque estas são as listas do PS estejam lá quem estiver, voces serão os seguidores da politica de Socrates, voces são conresponsaveis pelos problemas da saude, por termos estes problemas de emprego e muitos outros problemas. O peixebanana não é de cá pode não saber mas a maioria das pessoas que estão nas listas do PS não são qualquer novidade para este concelho, por isso como cidadão exijo respeito pela nossa população e falem verdade .
De Anónimo a 26 de Janeiro de 2009 às 00:44
Grande contra-informação à volta do Movimento, parece que ficaram de um dia para o outro em pânico com as pessoas que estão empenhadas em fazer algo de diferente: participado e abarcando um leque de gente com diferentes opiniões políticas, unidas com o objectivo comum de melhorar a vida do concelho, isto é das pessoas que cá estão.
Sobre os comunicados á imprensa, tanto houve comunicados do PS Distrital como houve do Movimento e neste último caso em maior número.
Tudo se passa de forma transparente e visível: utilizamos a sigla PS no acto eleitoral, mas no Movimento a cada homem ou mulher um voto. Tanto vale a opinião de militante de qualquer partido como o de um independente, e estes últimos como toda a gente sabe são a esmagadora maioria das pessoas.
A contratualização com o PS Distrital foi transparente e tornada pública, tanto nos discursos do jantar, como nos comunicados enviados para a comunicação social.
O Movimento ao não ter optado por uma lista com sigla própria, foi uma atitude correcta, de forma a não fraccionar os votos, que só iria favorecer aqueles que estavam descansados nas poltronas do poder.

Nas últimas eleições legislativas (2005), só para referir estas últimas, os votos no concelho foram repartidos da seguinte maneira, indicando apenas os partidos com assento Parlamentar:
Resultados totais no concelho – PS 1391 46,46%; PCP-PEV 857 28,62%; PPD/PSD 369; 12,32%; B.E. 131 4,38%.
Já nas Autárquicas os resultados foram bem diferentes.
Isto apenas pode ter uma leitura, os votos não têm dono e todos sabemos o que queremos, em cada momento
Nós iremos seguir o nosso caminho com humildade democrática, dia 27 e dia 30 já temos reuniões de trabalho agendadas, onde estão inscritas dezenas de pessoas.

Todos podem dar os seus contributos: visitem a página do Movimento em http://sites.google.com/site/unidosporvianadoalentejo/ e consultem a nossa agenda.

Toda as pessoas que queiram e possam participar são bem-vindas.
De Anónimo a 26 de Janeiro de 2009 às 12:09
acho que é transparente. sou uma jovem e vou dar o meu contributo por e-mail. Se puder vou à reunião na sexta-feira.
De anonimo a 26 de Janeiro de 2009 às 16:24
Há muitos anos que já não acredito que o Pai Natal, existe... Portanto, a ver vamos !!!!!!!
De Anónimo a 26 de Janeiro de 2009 às 18:34
Boas noites. Cá para mim estou-me nas tintas que este movimento seja feito debaixo da sigla do PS, do PSD ou mesmo do CDS. O que eu quero é contribuir para tirar da Câmara aquela canalha toda que lá está há mais de trinta anos e que transformou o nosso Concelho no "carro vassoura" do Distrito de Évora. Nas eleições legislativas a conversa vai ser outra, aí o PS que se coza mais a merda da politica de mentira para onde arrastou o nosso País. Desculpem o vernáculo, mas para falar destas coisas não dá estar com falinhas mansas.
De André a 26 de Janeiro de 2009 às 18:38
Não posso concordar quando diz que os votos para a CDU são 'arranjados' graças à Festa da Primavera, por que se fosse por ai não teria votos nenhuns.

Concordo no que se refere a uma coligação de várias pessoas diferentes no seu pensar, mas principalmente na sua forma de pensar politica, mas como sabe muito bem sem um partido politico com estrutura por trás de uma candidatura é bem mais difícil de ganhar eleições, e neste momento pela forma 'anónima' como se estão a mostrar parece-me que é mesmo com tons de partidarismo que irão avançar. É necessário que haja um misto dentro de um partido, é preciso criticar quando está mal, mas depois ter projectos para o fazer bem. Acredito que seja necessária uma lufada de ar fresco, mas não sei se estará a seguir o caminho correcto para isso. A ver vamos, prognósticos (infelizmente) só os dão depois do jogo.
De anonimo a 27 de Janeiro de 2009 às 00:52
Boa andré... muito bem visto e escrito !

Comentar post

.Sobre um dia perfeito para os peixes banana

 

Um dia perfeito para os peixes banana é um blog sem cor, mas com opinião acerca de algumas questões que são importantes para todos nós. Não pretende fazer oposição a nada nem a ninguém, pretende apenas despertar os sentidos de quem pode fazer mais e melhor. Tem acesso livre e publicação de comentários que embora moderados são normalmente publicados na integra (a moderação serve exclusivamente para que se proteja a integridade pessoal da nossa gente).
Se pretender contactar o blog via email pode fazê-lo para peixebanana@sapo.pt e colocar as suas opiniões, duvidas ou participar no blog. Um dia perfeito para os peixes banana reserva-se no direito de publicar apenas o que acha válido para uma opinião responsável e construtiva.
A causa publica é a principal bandeira e existe para que através de uma opinião (que não passa disso mesmo), se possa debater um tema e assim adquirir conhecimento.
Quem não gosta do formato não veja, quem gosta sinta-se em casa, mas ambos são bem recebidos.
 
Um dia perfeito para os peixes banana

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo.

 

Clarice Lispector

.arquivos

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.favoritos

. QUARTOS-CHAMBRES-ROOMS

.links

.sobre o peixe banana

.posts recentes

. ...

. retratos

. Movimento Unidos pelo Con...

. twenty three:

. Curtas

. Moderação

. Um docinho...

. Unidos Venceremos

. Apresentação do candidato

. Modern Toss

. Era uma vez...

. more wordboner

. O curso

. Projectos do Sr. Eng. Soc...

. Sim é possivél, urinar em...

. PLANO PARA SALVAR PORTUGA...

. Word Boner

. tumblr

. Para quem ainda tinha duv...

. Viana tem mais encanto na...

Alucinações

 
Um polícia reformado imagina que uma criança inglesa morreu num trágico acidente e que o corpo foi congelado ou conservado no frio pelos pais e amigos.

Um político socialista imaginou que era possível combater a corrupção neste sítio cada vez mais mal frequentado, apresentou um pacote de medidas e ficou muito desiludido quando o seu partido o atirou para o lixo e aprovou um conjunto de diplomas que vai deixar tudo como antes, o quartel-general em Abrantes. O mesmo político imagina, agora, que a corrupção está mais elevada do que nunca e fica triste porque ninguém lhe liga nenhuma.

A líder do maior partido da Oposição imagina que é possível chegar ao poder sem andar por aí em festas folclóricas, em espectáculos medíocres e chega ao ponto de dizer que vai tentar falar verdade sobre os problemas do sítio e que não se pronuncia sobre assuntos que não conhece.

Um ministro deste Governo socialista imagina-se como director comercial de uma multinacional e salta de contente sempre que assina um contrato com uma empresa qualquer. O mesmo governante imagina um dia que a crise económica, financeira e social já passou e no outro imagina que o que aí vem vai ser bem pior.

Um primeiro-ministro que os indígenas elegeram em 2005 com maioria absoluta imagina que vive num sítio maravilhoso, com uma economia pujante, com um nível de vida extraordinário, com cidadãos altamente qualificados e até imagina que Angola tem um governo fabuloso, digno dos maiores elogios, que a Líbia é dirigida por um ser normal, democrático, que até escreveu em tempos um livro que só por acaso não ganhou o Nobel da Literatura e que a Venezuela tem um presidente civilizado, com os alqueires todos no sítio e que merece ser recebido várias vezes em poucos meses com gestos de grande carinho e amizade.

Um Presidente da República imagina que os seus silêncios são mais importantes do que as suas palavras e imagina que quando discursa alguém o ouve verdadeiramente com atenção. Imagina que quando fala na necessidade de se combater a corrupção ou atacar a sério os problemas da Justiça e da Educação alguém o leva verdadeiramente a sério e vai a correr preparar mais uns diplomas para indígena ver.

A alucinação, como se vê, veio para ficar. Está a tornar-se numa pandemia. Em vez de dinheiros da Europa, o sítio precisa urgentemente de uma enorme equipa de psiquiatras que o cure da doença enquanto há tempo e esperança de cura.

António Ribeiro Ferreira
[in Correio da Manhã, 28.07.2008]

.subscrever feeds